quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os suiços mais puros vivem nos Estados Unidos?

Ao folhear recentemente uma revista de uma companhia de aviação, dei conta de que os suiços mais puros poderão ser... norte-americanos.
Passo a explicar: da eclosão da reforma protestante que atingiu a Europa durante o séc. XVI nasceram várias seitas ou grupos religiosos. Na Suiça, particularmente no seio da comunidade germanófila, surgiu um movimento - Anabaptista - que significa, literalmente, "rebaptizar" - o qual incluiu os radicais Amish, um pequeno grupo dissidente, em 1693, dos Menonitas, e que deve o seu nome a Jacob Amman.

Na sequência de diversas perseguições, muitos dos Amish emigraram para os Estados Unidos, deixando o grupo praticamente sem seguidores na Europa. Beneficiando da liberdade religiosa no novo país, instalaram-se, principalmente na Pensilvânia, um novo estado fundado segundo os ideais de William Penn.
Seguidores muito rígidos das suas crenças e baseando o seu modo de vida no Ordnung - espécie de código de conduta muito exigente e despojado, rapidamente criaram um mundo aparte, evitando ao máximo quaisquer contactos com o exterior.
Ainda hoje mantêm esse modo de vida, mesmo que com algumas adaptações, como retemos das imagens do filme "A Testemunha", filme de 1985, com Harrison Ford e Kelly McGillis, embora com a devida distância que a ficção permite.
Apesar da liberdade de escolha permitida aos jovens Amish durante um período de decisão durante a adolescência - Rummaspring - onde podem experimentar o "mundo exterior", a maioria, provavelmente também por inadaptação, não se desliga da comunidade e regressa às origens para sempre, casando e mantendo descendência no seu seio.
Não sendo evangelistas, não procuram catequizar os "não-crentes"; daí, não existem interferências de outras raças desde a fundação da seita na Suiça.

Sem comentários: