Amilton Nicolas Bento, de 30 anos, conhecido por "Nico", emigrante português no Reino Unido, foi hoje ilibado pela justiça inglesa da acusação de morte da sua namorada, a polaca Kamila Garsztka, após ter passado dois anos e meio na prisão.Nico foi considerado culpado num primeiro julgamento em 2007, mas um recurso apresentado junto do Supremo Tribunal de Justiça declarou inválida a sentença de prisão perpétua e decretou a realização de um segundo julgamento, do qual agora o Ministério Público anunciou desistir.
Erros judiciais acontecem em todos os cantos do mundo. Estranho é que a imprensa inglesa, tão célere a anunciar este caso, não venha agora noticiar esta emenda.
Para quem tanto criticou as autoridades portuguesas no caso Maddie e para quem tem no curriculum casos como o do cidadão brasileiro assassinado por engano no metro de Londres, não deixa de ser estranho.
Ninguém poderá pagar o que este nosso compatriota já sofreu inocentemente. Resta-nos, talvez, mandar umas mensagens à embaixada e imprensa britânicas a mostrar o nosso repúdio por tamanha discriminação.
Para quem quiser conhecer o blogue de Nico: http://amiltonbento.blogspot.com/