sábado, 25 de abril de 2009

Telma Monteiro: uma campeã renascida

Telma Monteiro sagrou-se ontem, na Geórgia, campeã europeia de judo na sua classe, depois de derrotar a britânica Sarah Clark. Com este triunfo, tornou-se no primeiro judoca português a ganhar dois títulos europeus em categorias diferentes.
Depois de um ano de 2008 para esquecer, em particular nos Jogos Olímpicos de Pequim, que muito deixou a recear, Telma regressa assim à ribalta do judo mundial, modalidade que, como poucas, já trouxe várias alegrias a um país de monocultura futebolística.
Além de várias títulos enquanto júnior, Telma Monteiro colecciona ainda várias medalhas de ouro, prata e bronze em Mundiais e Europeus.
Parabéns Telma!

A lata da SAD do FC Porto (continuação)

No post anterior tinha deixado por curiosidade uma pergunta sobre como qualificaria a SAD do FC Porto o caso da agressão de Pepe, na sequência do seu "pedagógico" comunicado de apelo à protecção dos jogadores "virtuosos".
Nem de propósito, os jornais desportivos de hoje dão conta de declarações do seu jogador Tomás Costa sobre o tema. Claro que a escolha deste jogador não é de todo inocente: tem sido pouco utilizado, logo dos menos castigados e expostos e, em abono da verdade, parece ser um jogador correcto. Evidentemente que Bruno Alves não seria o jogador com mais credibilidade para falar sobre o assunto...
Vejamos então algumas pérolas das declarações para aquilatarmos da noção de cultura desportiva que grassa pelas Antas: sobre as agressões a Hulk, o jovem jogador sul-americano classifica de lamentáveis e, com razão, diz que "entre profissionais de futebol deveria haver sempre muito respeito", questionado sobre a "virilidade" do seu colega Bruno Alves, aí já regista um "há faltas que são tácticas" e sobre as bárbaras agressões de Pepe fica-se por um "não o julgo"!
Espantoso, não é?
Para finalizar, se o comunicado da SAD não surtir a bem, aqui deixo na foto um exemplo de protecção e respeito aos "virtuosos"!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A lata da SAD do FC Porto

A SAD do FC Porto acaba de emitir um comunicado a propósito da recente lesão do jogador Hulk que, a crer nas notícias, o impossibilita de terminar a presente época desportiva.
Evidentemente que qualquer lesão é de lamentar e que a entrada dura do jogador adversário do Estrela da Amadora deveria ter sido alvo de sanção disciplinar. Assim mandam as regras do bom senso e do fair play que nos compete defender.
De estranhar, isso sim, é o tom lamechas do comunicado da SAD, a pugnar pela defesa dos jogadores "virtuosos". É incrível mas é verdade! Será que a SAD portista vai aconselhar os seus jogadores Bruno Alves, Pedro Emanuel ou Raúl Meireles, verdadeiros sarrafeiros do futebol português, a terem mais cuidado? Ou será que os jogadores adversários não são "virtuosos" e assim a regra já não se aplica?
Bem que todos os outros clubes não são modelos de virtudes, mas, vindo de quem vem e de quem teve nas suas fileiras autênticos wrestlers como Paulinho Santos ou Jorge Costa, é caso para dizer que é preciso ter lata!
E a propósito: Como classifica a SAD do FC Porto as recentes agressões do seu ex-jogador Pepe, agora no Real Madrid, que correm mundo pela sua violência disparatada? Onde terá ele aprendido...

Ver notícia no Público

domingo, 19 de abril de 2009

Memórias de Viagens II - Porto Santo

Umas pequenas férias em Porto Santo são um remédio garantido para combater o stress quotidiano. A pequena ilha madeirense resume-se a pouco mais que uma extensa e deliciosa praia de areia dourada, com águas a uma temperatura agradável, limpas e com vários matizes de cores, do azul mais forte ao verde esmeralda, a dar-nos já um cheirinho a trópicos. Nas extremidades da praia, dois pequenos ilhéus protectores dão forma a uma baía tranquila com águas mansas. E pouco mais se avista, a não ser, timidamente, as Desertas à nossa direita.
A tranquilidade e a quase ausência de poluição remetem-nos para um oásis já muito difícil de encontrar em terras portuguesas. Esperemos apenas que, a pretexto do desenvolvimento ou do lucro fácil, a pequena ilha não venha a tornar-se num novo Algarve desordenado e descaracterizado.
O poiso foi o Hotel Pestana Porto Santo, recentemente inaugurado e baptizado com cinco estrelas. Sinal mais: a localização, a decoração, os quartos espaçosos, as piscinas e o SPA; Sinal menos: a péssima insonorização nos quartos, a pouca privacidade nos pisos térreos e diversas falhas no serviço nada comportáveis para um dito cinco estrelas. A melhorar portanto. Nota 7/10.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A culpa da estupidez é dos baixinhos com barba

Gordon Brown, primeiro-ministro britânico, não tem pele clara nem olhos azuis, ao contrário de muitos dos seus concidadãos. Mesmo assim, na sua recente visita a Brasília, ouviu o presidente brasileiro Lula da Silva culpar a “gente branca com olhos azuisda grave crise económica mundial, conforme noticia o PÚBLICO.

Lula afirmou: “Não conheço nenhum banqueiro negro ou índio”. Mas certamente conhecerá muitos banqueiros de pele mais escura pelas Arábias, Indía, China ou Japão, só para citar alguns exemplos. Se não conhece, melhor que fique pelas suas visitas aos favelados brasileiros seus apoiantes, a quem impinge doses maciças de demagogia barata, ou aos seus amigos Chávez e Morales. Para a Europa, o seu discurso barato e de pacotilha não serve e cheira a pólvora seca com muito môfo à mistura de tão velho preconceito anti-colonialista.
Mais se estranha a irresponsável afirmação quanto ela vem da figura máxima do Brasil, país exemplo de mistura de raças, muito por graça da influência lusa e bem ao contrário dos países colonizados por espanhóis, franceses, holandeses ou ingleses. Se vem assim à cimeira dos G20 pedir auxílio para os países emergentes, começa mal.
Tão mal que até um cidadão brasileiro de origem italiana do sul do país, de pele clara e olhos azuis, vai interpor uma acção contra o seu presidente por se sentir difamado por estas declarações xenófobas.
Caso para pensar sobre o senhor Luiz Inácio Lula da Silva: será que a culpa da estupidez é dos baixinhos com barba? Os brasileiros mereciam melhor.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A falta de vergonha na política!

Já vale tudo! Perdeu-se de vez a vergonha na cara: um condenado por corrupção vai ser nomeado para gerir dinheiros públicos!

Com a devida vénia ao PÚBLICO, aqui fica o principal da notícia sob o título "Empresário condenado por corrupção no caso Bragaparques":

O Bloco de Esquerda de Braga apresentou hoje, em conferência de imprensa, uma petição dirigida às câmaras do distrito que integram a Braval, com o objectivo de destituírem Domingos Névoa – condenado por corrupção activa para acto lícito no âmbito do caso Bragaparques – de presidente daquela empresa intermunicipal de tratamento de lixos. Contudo, uma fonte da Braval disse hoje à Lusa que a assembleia-geral da sociedade - que integra aquelas seis câmaras e capital privado - vai reunir-se, ao final da tarde, para elaborar um comunicado de apoio ao empresário Domingos Névoa e à sua manutenção no cargo. A Braval é uma empresa intermunicipal responsável pelo tratamento de resíduos sólidos dos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Vieira do Minho e a presidência pertence ao sócio maioritário, a Agere, empresa municipal de água e saneamento de Braga. A presidência desta empresa é rotativa, cabendo agora a Domingos Névoa, sócio da firma através da participação no capital social da sua empresa Rodrigues e Névoa.

Como é que alguém condenado por corrupção activa pode desempenhar cargos desta natureza? Fosse ele um vulgar funcionário público e estaria impossibilitado.
E o que dizem PS e o seu afiliado Mesquita Machado todo-poderoso presidente da câmara bracarense e amigo de longa data do corruptor?

Não sendo, nem de perto nem de longe, apoiante do Bloco de Esquerda, não me resta outra alternativa em consciência que apoiar e fazer eco desta denúncia. A ver vamos no que vai dar.